top of page

Feliz Aniversário!


​05 de Abril, véspera de aniversário.


Jogamos vôlei de praia durante duas horas e meia sob uma chuva quase que ritmada por um pout-pourri de Kalu de Gal e Carcará de Bethânia em uma quadra estrangulada pelo tesão.


A excitação do jogo foi carregada até o Dogão do CTA, decidimos que comemoraríamos a chegada do dia 06 ali. O tesão ainda vibrava pelo corpo, disputando lugar com o cansaço.


Sentei. Dividimos o espaço com um grupo de pessoas brancas, de classe média, fardadas e extasiadas por um motivo até então desconhecido. Chamaram minha atenção. Observei-as a procura de algum indício do que tinha acontecido naquela quarta-feira aparentemente comum.


Minha respiração ficou pesada com a descoberta de que ao meu lado estava parte da organização da visita do Deputado Jair Bolsonaro ao Piauí. Ri nervoso. Ri de deboche. O incômodo era evidente, meu corpo gritava resistência à convivência, mesmo que breve.


Meus amigos chegaram, comentei baixinho sobre nossos companheiros de lanches. Ficamos nos olhando por um tempo, rindo pelo vazio da incerteza do que fazer. Debochamos, fizemos piadas sobre o que queríamos fazer naquela situação.


Queríamos gritar: “VAMO SER VIADO PARA SEMPRE! MUITO VIADO! EU SOU VIADO! ADORO SER VIADO!”.


Deu meia-noite. Era meu aniversário. Somos viados, fizemos “viadices”. Cantamos parabéns, dançamos enquanto cantávamos, demos abraços coletivos apertados; nos amamos. Não consigo mais dizer se fomos quem somos ou se encenamos um pouco para incomodar nossos vizinhos.


Nossos lanches ficaram prontos. Comemos. Fomos embora. Ninguém trocou uma palavra. Ninguém impôs sua visão de mundo. Ninguém matou o outro. Ninguém tinha poder.


A democracia é complexa, seu caminho é árduo e incerto. Mas o mundo precisava me lembrar disso no dia do meu aniversário? Migo, precisava...


Teresina, Abril de 2017

(*) Iago Masciel é estudante de graduação em Direito da UFPI, comunicador do Projeto Cajuína (PREX/UFPI), integrante do Núcleo de Direitos Humanos Esperança Garcia com vínculo no Grupo de Estudo em Direito Crítico e membro do corpo editorial do jornal O Libertas (jornal do curso de Direito da UFPI).

(**) Edição de Camila Pacheco.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page