top of page

Grupos de Trabalho

Autoria

Critérios de Avaliação

Normas Técnicas

Apresentação

Cronograma

Anais

1) Direitos Humanos & Assessoria Jurídica Popular

Relação dos Movimentos Sociais com a Assessoria Jurídica Popular. Assessoria Jurídica Universitária Popular. Assessoria Popular. Educação Popular. Litigância Estratégica. Advocacia Popular. Crítica ao Ensino Jurídico. Trabalho de Base. Modelo de Organização. RENAJU. RENAP.

​

2) Direitos Humanos & Criminologia Crítica

Sistema Prisional. Expansão do Direito Penal. Minimalismos e Abolicionismos. Criminalização da Pobreza e dos Movimentos Sociais. Direito Penal do Inimigo. Desmilitarização da Policia. Criminologia Feminista. Criminologia Cultural. Sistema de Justiça. Política Criminal. Segurança Pública. Controle Penal. Política de Drogas. Genocídio da Juventude Negra.  Luta Antimanicomial. Justiça Restaurativa. Sistema Socioeducativo. Medidas de Segurança.

​

3) Educação em/para Direitos Humanos

Educação Popular. Cidadania. Autonomia. Pedagogia da Dignidade e da Solidariedade Social. Escola da Ponte. Democracia. Saber Popular. Crítica ao Cientificismo. Ludicidade. Arte. Tripé Ensino-Pesquisa e Extensão. Interdisciplinaridade. Escolarização. Universidade. Ações Afirmativas. Políticas Públicas. Etnocidadania. Educação no Campo. Cultura de Paz. Promoção dos Direitos Humanos.

​

4) Epistemologias do Sul e Novo Constitucionalismo Latino-Americano

Descolonialização.Contracolonização..Direitos Humanos. Filosofia da Libertação. Pedagogia da Libertação. Multiculturalismo. Pluralismo Político. Poder Constituinte. Transplantes Constitucionais. Ativismo Judicial. Representatividade. Democracia. Litigância Estratégica. Eficácia das normas Transmodernidade. Justiça de Transição. Soberania Popular. Pluralismo Jurídico. Judicialização da Política. Teoria da Constituição. Estado plurinacional. Direito Alienígena.

​

5) Direitos Humanos & Gênero

Feminismos. Masculinidades. Direitos sexuais e reprodutivos. Políticas Públicas. Saúde da mulher. Teorias Feministas. Identidades. Transgeneridade. Gêneros Fluidos. Patriarcado. Padrões de Gênero. Relações de Poder. Representação da Mulher. Marcadores Sociais da Diferença. Representatividade. Feminicídio. Transfobia. Teoria Constitucional Feminista. Feminismo Negro.

​

6) Direitos Humanos & Movimentos Sociais

Novos Movimentos Sociais. Participação Política. Movimento Estudantil. Sindicalismo. Reconhecimento. Distribuição de Recursos. Ocupações Urbanas e Rurais. Luta por Dignidade. Trabalho de Base. Relação com a institucionalidade. Criminalização dos Movimentos Sociais. Concepção de Organização. Políticas Públicas. Cidade. Urbanidade. Direito à Cidade. Desenvolvimentismo.

​

7) Direitos Humanos, Povos & Comunidades Tradicionais

Políticas Públicas. Demarcação e Titulação de terras. Pluralismo Político. Estado plurinacional. Territorialidade. Identidades. Patrimônio Cultural. Saberes Tradicionais. Desenvolvimentismo. Socioambientalismo. Ecologia. Direito Ambiental. Unidade de Conservação. Preservacionismo. Autodeterminação dos Povos. Reconhecimento Externo e Autoidentificação. Direitos Humanos. Tratados Internacionais e Diplomas Legais.

​

8) Direitos Humanos, Sexualidade & Afetividade

Políticas Públicas. Heteronormatividade. Criminalização da LGBTfobia. Teoria Queer. Corpo. Direitos Sexuais e Reprodutivos. Epistemologia do Armário. LGBTfobia de Estado. Diversidade Sexual. Educação Sexual. Tabu. Direitos Civis.

​

9) Direitos Humanos, Etnia & Raça

Racismo. Políticas Públicas. Ações Afirmativas. Desigualdade Social. Marcadores Sociais da Diferença. Representatividade. Africanidades. Religiões de Matriz Africana. Apropriação Cultural. Colorismo. Colonialidade e Descolonialidade. Estética. Escravização e Pós-Escravização. Mito da Democracia Racial. Resistências. Movimentos Sociais. Extermínio da Juventude Negra. Autodeterminação dos Povos. Autoidentificação. Identidades.Etnocídio. Etnocidadania.

Os resumos-expandidos podem ser submetidos por quaisquer pessoas, de qualquer nível de escolaridade, e participantes de movimentos sociais que tenham interesse nas temáticas abordadas nos GTs. Cada participante poderá submeter, no máximo, dois trabalhos, individualmente ou em coautoria. O limite para coautorias é de 3 coautorias por trabalho e, no caso de trabalhos vinculados a projetos de pesquisa ou extensão, serão permitidos até 4 coautorias.

As avaliadoras julgarão os trabalhos exclusivamente por sua qualidade. Será observado o enquadramento às normas do Seminário, tais como: clareza do tema proposto, originalidade, oferecimento de contribuições pertinentes, claras e significativas para o campo social e coerência entre o título e o desenvolvimento do trabalho; inclusão em uma das áreas temáticas; apresentação e discussão pertinente e relevante ao campo científico; organização do trabalho; consistência na construção do desenvolvimento do trabalho; coerência entre o(s) objetivo(s) e a conclusão do trabalho; procedimentos metodológicos; adequação da norma culta da Língua Portuguesa; referências segundo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

I) Os trabalhos devem seguir o modelo de resumo expandido, nas categorias de: relato de pesquisa e relato de experiência e devem ser inéditos e originais;

​

II) O texto deve ser organizado em Título, Autoras, Resumo, Palavras-chave, Introdução (com bases literárias), Percurso Metodologico, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Referências, Anexos (Tabelas, Gráficos e Imagens, limitadas ao tamanho do arquivo);

​

III) O resumo-expandidos deverá conter entre 4 e 6 laudas, incluindo Texto, Tabelas, Gráficos, Imagens e as referências;

​

IV) O resumo do trabalho deve conter, no máximo, 250 palavras, que permita a identificação do tema, com espaçamento entrelinhas simples; O trabalho deve ter de 3 a 5 palavras-chave que identifiquem seu conteúdo;

​

V) O trabalho deverá ser apresentado em papel tamanho A4, com margens superior e esquerda de 3,0cm, margens inferior e direita de 2,0cm, em fonte Times New Roman, tamanho 12 para a fonte do corpo do texto, justificado e com espaçamento entre as linhas de 1,5cm, sem espaço antes e depois de parágrafo; recuo da 1ª linha de 1,5cm.

​

VI) As citações no texto devem seguir o modelo de autora-data (SOBRENOME, ano) para citações indiretas e o modelo autora-data, página (SOBRENOME, ano, página) para citações direitas; as citações excedentes a 3 linhas deverão ter recuo de 4cm e tamanho de fonte 11.

​

VII) O texto deverá iniciar com o Título no alto da página, centralizado, em negrito e escrito com LETRAS EM CAIXA ALTA, na fonte Times New Roman, com espaçamento simples entre linhas. Solicita-se que o título esteja sucedido por hífen quando houver subtítulo.

​

VIII) Se o trabalho é vinculado a algum projeto de pesquisa ou extensão, deverá ser apresentado o título do Projeto em nota de rodapé, citando a instituição promotora e a agência de fomento, em caso de financiamento, (IES/Agência de Fomento);

​

IX) Depois de um espaço do Título, devem aparecer os Nomes Completos das Autoras, separados por ponto e vírgula, em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento à direita e grafados somente com as letras iniciais maiúsculas;

​

X) Em nota de rodapé (na 1ª página) deve vir a qualificação das autoras e a indicação das instituições de origem (Times 10), precedido pelo número correspondente a cada autora.

​

XI) Demais questões de formatação devem obedecer à normatização mais recente da ABNT.

Os trabalhos deverão ser apresentados em forma de Comunicação Oral. É de responsabilidade da apresentadora levar o arquivo de mídia eletrônica, em formato de apresentação do Microsoft PowerPoint (.ppt) e o notebook, caso deseje utilizar-se esse instrumento no momento da apresentação. No dia e local determinados, serão disponibilizados um projetor multimídia. A autora deverá chegar ao local onde fará sua apresentação, pelo menos, 30 (trinta) minutos antes do início da sessão, identificar-se à Coordenadora. Cada trabalho terá no máximo 10 (dez) minutos para apresentação.

I) Apenas os textos aceitos para apresentação e devidamente apresentados durante o evento serão publicados nos anais.

​

II) As autoras e coautoras selecionadas, desde logo, autorizam a Organização do evento a publicarem seus trabalhos (ou parte deles) para fins de divulgação do evento, impressos e/ou via internet.

​

III) A Comissão Organizadora se reserva o direito de convidar outras autoras a enviarem seus textos para publicação.

Inscrições

​

Submissão dos Trabalhos

​

Resultado da Seleção de Trabalhos

​

Recursos

​

Resultado dos Recursos

​

Divulgação da programação dos GT’s

​

Realização do III ENIDH

​

Publicação dos Anais

01.12.2016 a 29.03.2017

​

01.12.2016 a 19.02.2017

​

06.03.2017

​

Até 48h após o Resultado

​

10.03.2017

​

12.03.2017

​

28.03.2017 a 31.03.2017

​

29.09.2017

bottom of page